Total de visualizações de página

domingo, 4 de outubro de 2009

Biblioteca Digital Mundial: vale uma visita, senão uma estadia prolongada.



Conforme nossa fonte (revista Planeta, edição junho de 2009, pág.: 78), a iniciativa é da Unesco e foi lançada em abril deste ano. Trata-se de um portal que reúne materiais culturais de bibliotecas de todo o mundo: manuscritos, mapas, impressos, fotos, filmes e gravações raras. A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (veja apresentação de Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional neste link: http://www.wdl.org/pt/sv/4.html)comparece com a coleção Teresa Cristina Maria, imperatriz e esposa de Dom Pedro II. São 21.742 fotografias que documentam as realizações do Brasil no século XIX e mostram imagens da Europa, da África e da América do Norte. Teresa foi a última imperatriz do Brasil (1822-1889). Era filha de Francisco I, Rei das Duas-Sicílias, e de Maria Isabel da Espanha. Seu casamento com Dom Pedro II durou 46 anos, de 1842 até sua morte, em 1889. Desnecessário dizer que ela foi mãe da Princesa Isabel.
O endereço é este:
http://www.wdl.org/pt/

Segundo o próprio site da BDM,ou da WDL - World Digital Library, esta é sua missão:
"A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
Promover a compreensão internacional e intercultural;
Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países."

Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. No Congresso, 4 de Julho de 1776. Eis o endereço para a página com a Declaração de Independência:
http://www.wdl.org/pt/item/109/






Apocalipse de São João. Este trabalho, impresso na Alemanha em 1470, inclui parte do texto do Apocalipse de São João, o último livro da Bíblia cristã, também conhecido como o Livro da Revelação. A impressão de livros em bloco surgiu no século XV e foi usada para produzir histórias da Bíblia e pequenos contos de moral voltados para a população semi-analfabeta, da mesma forma que os vitrais de igrejas descreviam histórias da vida de Cristo e dos santos.

Um comentário:

  1. Qual é o link para a Biblioteca Digital Mundial?
    Ao clicar na imagem, só aparece a própria imagem reduzida no Flickr.

    Abraço
    Rose Nunes

    ResponderExcluir

Diga: